Conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas à sustentabilidade

– Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

– Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.

– Ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

– Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

– Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

– Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo nos aterros, possibilita a diminuição da retirada de matéria prima para produção de novos produtos feitos com o mesmo material.

– Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.

– Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Benefícios

A adoção de ações de sustentabilidade garantem, a médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garantem os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos), garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Sustentabilidade na Pousada Luar do Sertão

A Pousada Luar do Sertão realiza ações sustentáveis em alguns aspectos:

  • Reciclagem de Resíduos Sólidos- Nós destinamos nossos resíduos sólidos para a reciclagem com apoio do GAL (Grupo Ambientalista de Lençóis), uma ONG que tem a reciclagem como um de seus pilares. Fazemos a separação de plástico, vidro, embalagens tetrapak, alumínio, papel e papelão e depositamos cada tipo de material devidamente limpo no local apropriado. Nosso lixo orgânico é enterrado em composteiras ao lado de nossa cozinha.
  • Área de Preservação- Nossa pousada tem área de 9.980 m², sendo grande parte de bosque natural que é preservado por nós. Não há interferência antrópica nessa área, que está se recompondo naturalmente há mais de 15 anos (antigamente nossa área foi pasto para criação de mulas). Estamos trabalhando na criação de uma trilha interpretativa, que estará pronta em breve.
  • Reutilização da Água da Chuva- os telhados dos nossos chalés, área de café da manhã e lavanderia estão ligados a uma rede de encanamento que deságua num tanque, onde a água é bombeada para 2 tanques de armazenamento e utilizada para regar nossas plantas.
  • Reutilização da Água “Cinza”- a água que sai das pias e chuveiros da Pousada Luar do Sertão é direcionada para a reutilização em “rodas de bananeiras”. Essa água é despejada no pé de bananeiras, que são plantas capazes de utilizar tal água para se alimentar.Para mais informações acesse esse link.
  • Fossas BET-A Bacia de Evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra. A água negra é o esgoto dos vasos sanitários convencionais. Esse sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa. Para mais informações acesse esse link.
  • Ar condicionado Inverter- Um ar condicionado comum costuma ligar e desligar diversas vezes durante a noite ou durante o dia quando a temperatura desejada é atingida. No caso do inverter a tecnologia permite que o sistema regule a energia gasta sem precisar ligar ou desligar o aparelho a todo momento, e com isso temos uma queda no consumo de energia, pois não gera os “picos de energia” que são gerados sempre que o aparelho é ligado. Para maiores informações acesse esse link.
  • Iluminação externa com sensores de presença- A área externa da nossa pousada é iluminada por refletores com sensores de presença, que ligam com a movimentação de pessoas e animais automaticamente e desligam pouco tempo depois. Isso gera economia de energia e a possibilidade de desfrutar de um céu muito estrelado, já que luzes ofuscam nossa visão quando queremos observar as estrelas.