COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS
COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS
A compostagem de resíduos orgânicos é uma parte importante da sustentabilidade, afinal ela contribui muito em diversos aspectos ecológicos.
O que é compostagem?
A compostagem é um processo biológico que decompõe e recicla matéria orgânica bem como sobras de verduras, legumes, frutas e também fezes de animais herbívoros.
É realizada com o uso dos próprios micro-organismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.
O resultado final é o adubo natural. De acordo com um levantamento da Abrelpe, os restos orgânicos aumentaram em 20% nos lares brasileiros durante a pandemia, o que levanta o debate sobre a importância da prática da compostagem em casa.
A importância para o meio ambiente
Por utilizar apenas resíduos orgânicos, a compostagem é uma excelente solução para redução desse tipo de resíduo em aterros sanitários, que podem gerar mau cheiro, além da liberação de gás metano (mais nocivo que o gás carbônico) e chorume, que tem potencial de contaminar solo e água.
Dessa forma, ao adotarmos o uso de compostagem doméstica é possível contribuirmos para que evitemos diversos problemas pelo acúmulo de resíduos não só nas ruas, mas também em locais indevidos que podem trazer algum tipo de malefício á saúde pública.
Em 2017, o então Ministério do Meio Ambiente lançou o manual “Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos” com explicações sobre a importância das compostagens e como fazer em casa.
De acordo com o estudo, cerca de 50% dos resíduos urbanos gerados no Brasil são orgânicos e poderiam ser reciclados em casa ou em escala industrial.
Sendo assim, se todo o resíduo orgânico produzido no Brasil fosse tratado com compostagem seria possível evitar emissões de gás metano. Também seria possível produzir cerca de 37,5 toneladas de húmus por ano.
Dessa forma, a prática de compostagem poderia reduzir espaços ocupados em aterros e lixões e a poluição dos solos, dos lençóis freáticos e da atmosfera.
Consequentemente, melhoraria a qualidade de vida e traria mais sustentabilidade para nosso planeta.
Benefícios
– Diminui a quantidade de resíduos enviado aos aterros.
– Pode ser uma fonte de renda, pois resulta em adubo ecológico, utilizado no cultivo de alimentos orgânicos e hortas.
– Ajuda na proteção do solo contra a degradação.
– Contribui com a melhoria das condições ambientais e da saúde da população.
– Ao manter uma compostagem em casa, o mau cheiro do lixo doméstico diminui e, consequentemente, os insetos.
– Aderir a compostagem pode evitar até 30 anos de emissão de carbono.
– Aumento na vida útil dos aterros sanitários.
– Contribuição na preservação do meio ambiente, já que no processo de decomposição não ocorre a formação de gás metano (CH4).
Compostagem na Pousada Luar do Sertão
O Projeto desenvolvido na Pousada Luar do Sertão está dentro da proposta do empreendimento de se consolidar como um lugar onde a natureza é prioridade, e onde se desenvolve a prática da consciência da preservação do meio ambiente. Nós usamos a terra gerada na composteira nos canteiros e jardins, e com o passar dos anos é possível notar a diferença do “antes e depois”.
Além do benefício de produzir o próprio adubo, que ajuda a deixar nossos jardins e canteiros mais bonitos e vigorosos, nossas ações beneficiam o meio ambiente. Se todos praticarem essa atividade, seja em casa, no comércio ou indústria, o planeta terra vai se beneficiar.
PRATIQUE ESSA IDÉIA!